quinta-feira, 6 de abril de 2017

Banco de dados da Prefeitura de Nova Ponte é alvo de invasores

Invasão comprometeu contabilidade, tesouraria e folha de pagamento. Providências foram tomadas; sistema deve ser restabelecido nesta semana.

Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura de Nova Ponte informou que, no começo desta semana, o servidor da Prefeitura foi invadido por hackers, o que comprometeu todo o sistema de licitações, contabilidade, compras, tesouraria, relatórios de atendimentos médicos e folha de pagamento dos servidores. Cerca de 40% dos arquivos foram criptografados. Segundo o secretário de Administração e Fazenda, Ilson Belchior Ferreira, o problema foi percebido na manhã da última segunda-feira (3).
"Por volta das 9h30 de segunda-feira o pessoal da Secretaria de Gabinete acessou o sistema para fazer uma portaria, mas ele não abriu. Chamamos a equipe de informática, que olhou e constatou que os servidores haviam sido invadidos e o banco de dados foi totalmente comprometido", contou.
Ainda de acordo com o secretário, são 120 computadores ligados à rede que estão sendo formatados. O sistema de tesouraria já foi liberado, contudo, o restante ainda está parado. "Está funcionando só a tesouraria e a internet liberada.  A folha de pagamento dos servidores, que tem que ser feita nesta sexta-feira (7), foi transferida para um sistema que temos em Uberlândia, para que os trabalhadores recebam no dia", acrescentou.
A Prefeitura também disse que tomou providências, registrando boletim de ocorrência e contratando uma empresa especializada nos serviços para solução do problema. A previsão é que, ainda nesta semana, todo o sistema seja restabelecido.
O caso vai ser investigado pelo delegado Eduardo Garcia, da Polícia Civil de Nova Ponte, que já solicitou à Delegacia contra Crimes Cibernéticos, em Belo Horizonte, as análises de criptografia nos computadores."Já conversei com o delegado que disse que vai tomar as medidas necessárias, solicitando nosso HD principal", ressaltou Ilson.

Fonte: Portal G1 (Mariana Dias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário